A Maneira Ordenada por Deus Versus As Maneiras Mundanas


A Maneira Ordenada por Deus para Obter o Aumento da Igreja 
Versus As Maneiras Mundanas do Cristianismo Degradado

Como ramos de Cristo, a videira universal na economia de Deus (João 15:1), cada crente tem a responsabilidade de produzir fruto (João 15:16, 4-6). Além disso, é a natureza da vida divina dentro de nós que busca o aumento para a glória do Pai (João 15:8). Na restauração do Senhor há muito reconhecemos que o campo mais frutífero são os jovens, incluindo alunos de faculdade e nossos próprios filhos.
João 15:1 – Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o agricultor.
João 15:16 – Não fostes vós que Me escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que o que pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo conceda.
João 15:4-6 – [4] permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. [5] Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. [6] Se alguém não permanece em Mim, é lançado fora, como o ramo, e seca; e os apanham e lançam no fogo, e são queimados.
João 15:8 – Nisto é glorificado Meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis Meus discípulos.
Por outro lado, também temos a responsabilidade diante do Senhor de sustentar Seu testemunho (Atos 1:8; 26:16; Ap 1:2, 9). Para isso, precisamos andar no caminho apertado da vida (Mt 7:14), para que o Senhor não desaprove nossas obras em Seu tribunal (Mt 7:21-23; 1Co 3:12-15). Isso significa que somos restringidos na maneira que empregamos para dar fruto. Não podemos usar maneiras mundanas. Em vez disso, somos restringidos à maneira ordenada por Deus revelada na Bíblia de dar fruto transbordando a vida divina por intermédio da oração, do Espírito e da Palavra (Atos 1:18; 4:31; 6:4; 8:4).
Atos 1:8 – mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Atos 26:16 – Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que Me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda,
Ap 1:2 – o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.
Ap 1:9 – Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Mt 7:14 – porque estreita é a porta e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram.
Mt 7:21-23 – [21] Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. [22] Muitos, naquele dia, Me dirão: Senhor, Senhor! Não foi em Teu nome que profetizamos, e em Teu nome expulsamos demônios, e em Teu nome fizemos muitos milagres? [23] Então lhes declararei: Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniqüidade.
nr. 7:231 – Conheci nesse versículo significa aprovei. A mesma palavra em Rm 7:15 é traduzida como compreendo [reconheço]. O Senhor nunca aprovou os que, em Seu nome, profetizaram, expulsaram demônios e fizeram muitas obras de poder (v. 22), mas que fizeram coisas não de acordo com a vontade do Pai celestial (v. 21). O Senhor não nega que eles fizeram essas coisas, mas Ele as considerou iniqüidade, porque elas não foram feitas de acordo com a vontade do Pai celestial, não foram feitas alinhadas com a vontade divina. Assim, aqueles que fazem tais coisas, mesmo no nome do Senhor, não entrarão no reino dos céus, mas serão apartados do Senhor, ou seja, serão excluídos da manifestação do reino na era vindoura.
1Co 3:12-15 – [12] Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, [13] manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. [14] Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; [15] se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.
nr. 3:122 – Ouro, prata e pedras preciosas simbolizam as diversas experiências de Cristo nas virtudes e nos atributos do Deus Triuno. É com esse material que os apóstolos e todos os crentes espirituais edificam a igreja sobre o único fundamento de Cristo. O ouro pode simbolizar a natureza divina do Pai com todos os seus atributos; a prata pode significar a redenção de Cristo com todas as virtudes e todos os atributos de Sua pessoa e Sua obra; e as pedras preciosas podem simbolizar a obra transformadora do Espírito com todos os Seus atributos. Todos esses materiais preciosos são os produtos de nossa participação em Cristo e de nosso desfrute Dele em nosso espírito pelo Espírito Santo. Somente esse material é bom para a edificação de Deus...
nr. 3:132 – O fogo do julgamento do Senhor (Ml 3:2; 4:1; 2Ts 1:7b-8; Hb 6:8), o qual tornará manifesta a obra de cada crente, provando-a e testando-a. Toda obra de madeira, de feno e de palha será incapaz de suportar aquele teste e será queimada.
Atos 1:8 – mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Atos 4:31 – Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
Atos 6:4 – e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
Atos 8:4 – Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.
Tanto o irmão Nee como o irmão Lee tornaram isso muito claro:
A sabedoria do mundo declara que “o fim justifica os meios”, mas nunca é assim na esfera espiritual. Nosso fim deve ser espiritual, mas nossos meios também devem ser espirituais. A cruz não é um mero símbolo, é um fato e um princípio que deve governar toda a obra de Deus. (The Collected Works of Watchman Nee, vol. 30, pp. 156-157) [Coletânea de Obras de Watchman Nee]
Qual é nosso encargo? Qual é nossa responsabilidade? Devemos não apenas pregar o evangelho. Devemos sustentar o testemunho de Jesus, como é mencionado em Apocalipse (1:2, 9). Devemos ser Suas testemunhas, como é mencionado em Atos 1:8. Devemos produzir fruto permanecendo Nele, como os versículos 5 e 16 de João 15 nos dizem. Essa é a pregação do evangelho apropriada. Não há nenhuma necessidade de usar qualquer artifício. Devemos deixar de lado nossa astúcia, exatamente como Paulo determinou não usar de sublimidade de palavras. Nossa responsabilidade é viver Cristo, é sustentar um vivo testemunho Seu em nossa vida diária, e é nada saber a não ser Cristo, Aquele que é todo-inclusivo, conforme revelado no ministério de Paulo, que era um ministério de completar, e no ministério de João, que era de remendar (The World Situation and God's Move, p. 82) [A Situação Mundial e o Mover de Deus]
Nosso ministério do evangelho é governado pelo modelo estabelecido no Novo Testamento, particularmente pelo apóstolo Paulo. Em 2 Coríntios 4, Paulo testificou que ele e seus cooperadores se conduziam de modo que o evangelho da glória de Cristo pudesse resplandecer por meio deles (2Co 4:6) pela manifestação da verdade (2Co 4:2), a qual é simplesmente o próprio Cristo como a incorporação do Deus Triuno que foi trabalhado neles. Ao fazer isso, eles viviam uma vida sob a terminação da cruz de Cristo para a manifestação da vida de ressurreição (2Co 4:10-12).
2Co 4:6 – Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.
nr. 4:64 – A iluminação aqui, a qual se refere ao resplandecer da luz de Deus sobre outros a partir daqueles cujos corações foram iluminados por Deus, corresponde à manifestação no v. 2 e é o mesmo resplandecer em Mt 5:16 e Fp 2:15. Deus resplandece em nossos corações para que resplandeçamos sobre outros, de modo que eles tenham o conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo, ou seja, o conhecimento de Cristo, Aquele que expressa e declara Deus (João 1:18).
2Co 4:2 – pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
nr. 4:22 – A verdade é outra expressão usada para designar a palavra de Deus (João 17:17 e notas). Ela significa a realidade, denotando todas as coisas reais reveladas na palavra de Deus, as quais são principalmente Cristo como a realidade de todas as coisas de Deus. A manifestação da verdade refere-se aos apóstolos vivendo Cristo. Quando eles viviam Cristo, que é a verdade (João14:6), eles manifestavam a verdade. À medida que Cristo era vivido por eles, a verdade era manifesta neles. Por isso, eles se recomendavam à consciência de todo homem diante de Deus. Os apóstolos agiam não por meio da adulteração da palavra de Deus, mas na maneira da manifestação da verdade para o resplandecer do evangelho da glória de Cristo, pelo excelente poder do tesouro inestimável, o próprio Cristo que entrou neles e Se tornou o conteúdo deles (v. 7), por meio da iluminação do resplandecer de Deus (v. 6).
2Co 4:10-12 – [10] levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a Sua vida se manifeste em nosso corpo. [11] Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. [12] De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.
nr. 4:111 – O título Jesus nesses dois versículos indica que os apóstolos viviam uma vida como a que o Senhor Jesus vivia na terra. A vida do Senhor era uma vida sob o matar da cruz para a manifestação da vida de ressurreição, uma vida vivida de tal maneira que Sua pessoa era uma com Seu ministério e Sua vida era Seu ministério (João 6:14-15; 12:13, 19, 23-24).
nr. 4:121 – Quando estamos sob o matar da morte do Senhor, Sua vida de ressurreição é transmitida por meio de nós a outros. A transmissão da vida a outros é sempre o resultado de sofrermos o matar da cruz.
Recentemente algumas das igrejas têm promovido uma maneira muito diferente. Em vez de confiarem simples e puramente no Senhor, cooperando com Ele por meio de constituírem-se com a Palavra de Deus e pela oração serem preenchidos com o Espírito de maneira essencial e econômica, elas têm recorrido a astúcias mundanas para atrair os jovens, astúcias que incluem o uso de bandas de rock, dramas, oradores famosos e outras formas de entretenimento. Essa mistura é absolutamente contrária ao padrão de como os apóstolos laboravam para propagar o evangelho no Novo Testamento, e ao padrão apresentado a nós pelo ministério e pela obra dos irmãos Watchman Nee e Witness Lee. Assim, tal mistura é absolutamente estranha para a restauração do Senhor. Mais sério ainda, trazendo o mundanismo para dentro da igreja, ela ofende a natureza santa de nosso Pai (1 João 2:15) e conduz os jovens para longe da natureza intrínseca da restauração do Senhor. Fazendo isso, ela ameaça mudar a natureza das igrejas que praticam tais coisas, para se tornarem simplesmente mais uma obra do Cristianismo. Ela é também imensamente danosa aos santos jovens na restauração do Senhor, que estão sendo poluídos com essas coisas (ver também: “Um Apelo aos Jovens na Restauração do Senhor – Não Sejam Desviados de Sua Herança”, neste Website).
1 João 2:15 – Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
Não há muita necessidade de escrevermos mais sobre esse assunto, visto que tanto a maneira bíblica ordenada por Deus para pregar o evangelho como o dano causado pelo uso de artifícios como música rock e dramas para levar a cabo o serviço de evangelização da igreja foram totalmente apresentados no falar do irmão Lee. Por essa razão, apresentamos as seguintes porções para sua consideração:
A Oração, o Espírito e a Palavra São a Única Maneira de Pregar o Evangelho
Em Atos, os três principais fatores para a propagação do evangelho com impacto eram a oração, o Espírito e a Palavra. De acordo com a Bíblia e com a história, esses três itens são a única maneira para o evangelho ser prevalecente (Elders' Training, Book 7: One Accord for the Lord's Move, p. 11) [Treinamento de Presbíteros, Livro 7: A Unanimidade para o Mover do Senhor]
O livro de Atos começa com a unanimidade e enfatiza a unanimidade. Contudo, os primeiros discípulos poderiam não ter mantido essa unanimidade, se tivessem tido diferentes maneiras, meios, agentes ou substâncias para levarem a cabo o mover do Senhor na terra. Se lermos todo o livro de Atos, poderemos ver que a maneira que eles adotaram para levar a cabo o mover de Deus na terra para cumprir Sua economia neotestamentária foi inteiramente por meio dessas três substâncias principais – a oração, o Espírito e a Palavra. Não apenas em Atos, mas também por todo o Novo Testamento, a oração, o Espírito e a Palavra foram usados para cumprir a economia de Deus (...). Se tivermos diferentes maneiras de fazer as coisas, será difícil manter a unanimidade. Para manter essa unanimidade singular todos teremos de aprender a fazer a mesma coisa da mesma maneira. As substâncias que constituem a única maneira para o mover do Senhor são a oração e o Espírito, que resultam na Palavra. (Elders' Training, Book 7: One Accord for the Lord's Move, p. 21) [Treinamento de Presbíteros, Livro 7: A Unanimidade para o Mover do Senhor]
Não deveríamos confiar em nada além da oração, da Palavra e do Espírito. Talvez determinado professor seja capaz de dar uma mensagem sobre ciência, a fim de convencer estudantes de ciências a crer em Deus. Embora não haja nada de errado com esse procedimento, não podemos depositar nossa confiança nisso. Pelo contrário, devemos pôr nossa confiança total e absolutamente na oração, na Palavra e na unção, que é o próprio Deus Triuno.

PAULO FALA A PALAVRA DE DEUS DIRETAMENTE

No livro de Atos, vemos que o apóstolo Paulo não usava artifícios na pregação do evangelho. Pelo contrário, ele pregava “a Jesus, afirmando que Este é o Filho de Deus” (9:20). Quando Saulo estava em Damasco, ele se “fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo” (9:22). Numa mensagem anterior, destacamos o fato de que, em Tessalônica, Paulo arrazoava com aqueles na sinagoga acerca das Escrituras a respeito de Cristo, e “Este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio” (17:2-3). Semelhantemente, vimos que, em Corinto, Paulo solenemente testificou aos judeus que Jesus é o Cristo (18:5). Portanto, em vez de usar artifícios, Paulo sempre falava a palavra diretamente.

JOVENS SANTOS PREGANDO COM PODER

Talvez você diga: “Irmão Lee, você tem estado na Palavra por mais de cinqüenta anos. Como podemos ser poderosos na pregação do evangelho, se somos ainda novos no Senhor?” Deixem-me testificar a vocês que, mesmo quando eu era jovem, meu falar era poderoso por causa dessas três coisas, a oração, a Palavra e o Espírito, que é a unção. Isso indica que mesmo os jovens santos podem pregar o evangelho com poder e impacto, se confiarem na oração, na Palavra e no Espírito. (Life-study of Acts, pp. 430-431) [Estudo-Vida de Atos]
… Desde que busquemos ter poder e impacto em nossa pregação do evangelho, não devemos seguir nenhuma maneira estranha ou peculiar. Tomemos o caminho da oração, da Palavra e do Espírito.
Cremos que hoje o Senhor é o Espírito processado que habita em nós e também sobre nós. Não importa se sentimos esse Espírito. Cremos que, quando estamos servindo a Ele e falando por Ele, sobretudo quando O estamos declarando, Ele está conosco. Temos a presença do Senhor dentro de nós como unção. Pela oração, pela Palavra e pelo Espírito podemos ter verdadeiro poder e impacto. (Life-study of Acts, p. 428) [Estudo-Vida de Atos]
Se a maneira bíblica de se reunir e o ensinamento saudável da Bíblia têm sido negligenciados, o que resta? Apenas a pregação do evangelho. Todavia, muito da pregação do evangelho de hoje é do mais baixo padrão. Sem dúvida, muitos de vocês leram as biografias dos grandes evangelistas do passado. Havia C. H. Spurgeon, D. L. Moody, Charles Finney e George Whitefield. Eles não usavam nenhum artifício em sua pregação. Sua maneira era orar. Li que Charles Finney certa vez entrou numa fábrica e olhou para os trabalhadores lá. Simplesmente pelo seu olhar para eles, muitos dos trabalhadores choraram e se arrependeram. Qual era o poder por trás desses pregadores? Era a oração. Era gastar tempo na Palavra de Deus, aprendendo as Escrituras e, então, selecionando um assunto a partir do qual pregar o evangelho. Essa é a maneira adequada.
Mesmo aqueles que tocam violão nas reuniões devem ser cuidadosos para não ofenderem o Senhor. O Senhor Jesus não prometeu que, se tocarmos violão bem, as pessoas serão salvas. Ele disse que seríamos revestidos de poder do alto (Lucas 24:49). A pregação apropriada vem desse poder. Aqueles que estão preocupados com o evangelho necessitam jejuar e orar desesperadamente.
Devemos Pregar o Evangelho no Espírito, pela Oração e com Empenho
Pregar o evangelho depende de nosso espírito. Paulo disse que ele servia a Deus no espírito no evangelho de Seu Filho. Quando pregamos o evangelho, não devemos empregar nenhum artifício; devemos exercitar nosso espírito. (Life-study of Romans, p. 23) [Estudo-Vida de Romanos]
Se formos sérios com o Senhor nessa questão da pregação do evangelho, devemos exercitar essas três coisas: no espírito, pela oração e com empenho. Artifícios e técnicas não serão efetivos. Todos precisamos exercitar nosso espírito para tocar as pessoas, orar e estar preparados com empenho. Se o evangelho não inspirar você, ele nunca inspirará outros. Se o evangelho não puder convencê-lo, ele nunca convencerá outros. Se você próprio não chorar com o evangelho, ninguém mais se arrependerá. Se você chorar, outros chorarão arrependidos. (Life-study of Romans, p. 24) [Estudo-Vida de Romanos]

A Frutificação nos Campi Requer a Oração, a Palavra e Nossos Lares

Se tivermos encargo para a pregação do evangelho, devemos cuidar de três coisas. Primeiramente, temos de orar; em segundo lugar, temos que falar a palavra; em terceiro lugar, temos de usar nossos lares. Devemos ser agressivos e ativos no Espírito para propagar o evangelho. Podemos encher cada cidade com nossos folhetos e com nosso falar. Podemos também encher nossos lares com jovens. Não precisamos de nenhum artifício, mas devemos ter duas coisas básicas – a oração e a palavra – com a ajuda adicional de nossos lares. Devemos seguir os primeiros apóstolos e discípulos, tomando o caminho da oração, da palavra e das casas para a pregação do evangelho. (Preaching the Gospel on the College Campuses, p. 28) [Pregando o Evangelho nos Campi das Faculdades]

O Poder na Pregação do Evangelho Depende do Exercício da Fé

Alguns de vocês podem ter sido salvos há mais de um ano. Você pode pensar que é muito jovem, que não sabe muita coisa e que não tem muita experiência na vida. Não ouça esses pensamentos. Você deve rejeitá-los. Vi muitos recém-salvos que eram ousados, fortes e poderosos na pregação do evangelho. Também vi alguns que se tornaram velhos em sua experiência com o Senhor. Quando pregavam o evangelho, não tinham nenhum poder. Então, eles se voltaram para artifícios e exercitaram sua esperteza para convencer as pessoas. Você não precisa usar palavras persuasivas. Desde que esteja no Espírito, você deve ser franco e rígido com suas palavras.
Certa vez em minha cidade natal, alguém veio a mim e disse: “irmão Lee, sua pregação do evangelho é muito boa, mas você não deve ser tão franco e rígido no seu falar”. Eu lhe disse que, embora fosse muito agradável na sua pregação do evangelho, ele não tinha trazido muitas pessoas ao Senhor. Eu deveria aprender com ele? Posso não ter parecido agradável na minha pregação do evangelho, mas eu trouxe muitas pessoas ao Senhor. A eficácia do evangelho não é uma questão de ser agradável e persuasivo, nem mesmo franco e ousado. É uma questão de poder. Aqueles que exercitam sua fé para pregar o evangelho no batismo no Espírito têm poder. Hoje o poder está na sua fé, e sua fé tem uma base e um suporte. A base é a Bíblia. O versículo 13 do capítulo 12 da epístola Primeira aos Coríntios diz: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo”. Não precisamos usar nenhum artifício quando pregamos o evangelho. Devemos simplesmente exercitar nossa fé para aplicar a palavra da verdade que diz que fomos batizados no Espírito. (Preaching the Gospel on the College Campuses, pp. 12-13) [Pregando o Evangelho nos Campi das Faculdades]
Todos temos de ser resgatados do conceito de que precisamos usar artifícios. Esse pensamento tem de sair. Não precisamos de nenhum artifício como rock, filmes ou dramas. Os demônios não temem os artifícios. Os demônios temem nossa fé. Se exercitarmos nossa fé, teremos o poder para pregar o evangelho. (Preaching the Gospel on the College Campuses, p. 13) [Pregando o Evangelho nos Campi das Faculdades]

O Testemunho do Senhor É Sustentado por uma Humanidade Transformada

Hoje, para o testemunho de Cristo, também precisamos de colunas feitas de madeira de acácia. Alguns cristãos, contudo, recorrem ao uso de rock e dramas para pregar o evangelho. Mas o testemunho do Senhor não é sustentado por meio disso. Pelo contrário, ele é sustentado por nossa humanidade transformada com seu elevado caráter e padrão. Essa humanidade é a força para o mover de Cristo como a incorporação do testemunho de Deus. Life-study of Exodus, p. 1004) [Estudo-Vida de Êxodo]
Devemos ser cuidadosos em usar somente os meios apropriados para levar o testemunho do Senhor hoje. Se olhar certas publicações cristãs, você verá que “carros” puxados por “gado” são ainda usados para carregar o testemunho do Senhor. Na verdade, são usados meios ainda piores. A restauração do Senhor é para ser carregada por tais coisas? Absolutamente não! A maneira apropriada é uma conexão direta com o Senhor Jesus. Devemos carregar Cristo sobre nossos ombros. Isso significa que não deve haver nenhuma distância entre nós e Ele. Se quisermos carregá-Lo como o testemunho de Deus, devemos ser um com Ele.
Paulo propagava o testemunho de Jesus falando e escrevendo. Ele não usava nenhum artifício. Ele carregava o testemunho por seu viver. Semelhantemente, o testemunho do Senhor deve ser um conosco hoje. Isso significa que nosso viver deve ser o carregar o testemunho. Enquanto vivemos Cristo, nós O sustentamos aonde quer que vamos. (Life-study of Exodus, pp. 1005-1006) [Estudo-Vida de Êxodo]

Usar Diferentes Métodos Causa Dano à Unanimidade

Para manter a unanimidade devemos tomar um caminho para nossa direção. Se tivermos diferentes maneiras para dirigir, certamente nossa unanimidade será de certo modo danificada. No Novo Testamento, há somente esse único caminho constituído dessas três substâncias: a oração, o Espírito e a Palavra. (Elders' Training, Book 7: One Accord for the Lord's Move, p. 27) [Treinamento de Presbíteros, Livro 7: A Unanimidade para o Mover do Senhor]
Suponha que um irmão proponha que usemos certo tipo de música para pregar o evangelho. Alguns podem sentir-se bem com isso, outros não. Contudo, ninguém terá diferentes opiniões a respeito de orar, a respeito do Espírito e a respeito de tomar a Palavra e pregá-la. Essa é a única maneira que todos conhecem, porque essa é a maneira ordenada por Deus. Essa não é a maneira que inventei ou ensinei, mas a maneira que Deus inventou e ordenou na Bíblia. Precisamos tomar esse princípio em todas as nossas práticas. Tente ao máximo sempre limitar e restringir sua prática pela Palavra. Seja o que for que a Palavra não fale, é melhor não tomar. Pregar o evangelho por qualquer maneira além da oração, do Espírito e da Palavra pode causar um pensamento diferente.
As pessoas querem tomar outra maneira porque não querem gastar muito tempo na Palavra. Tomar outras maneiras além da oração, da Palavra e do Espírito é tomar atalhos por causa da conveniência. Não podemos ser inteiramente bem sucedidos tomando um atalho. O caminho genuíno, adequado e mais profícuo a tomar é o único caminho. O único caminho para fazer qualquer coisa é o princípio ordenado por Deus. Todo o universo está cheio de princípios estabelecidos por Deus, o Criador. Se for se casar, você deve tomar a maneira ordenada por Deus com o princípio do casamento de um marido e uma esposa (Mt 19:3-9). Se tomar um atalho, você se envolverá em problemas. Em nosso mundo e no universo há muitos princípios ordenados por Deus. A Ciência na verdade descobre todos esses princípios ordenados por Deus. 
Usar outras maneiras para pregar o evangelho ou para conduzir a igreja pode ser proveitoso, mas isso é o atalho. O atalho sempre terá alguns efeitos colaterais. Somente a maneira adequada nunca terá qualquer efeito colateral. Os melhores médicos são cuidadosos em não prescrever nenhum medicamento que possua efeitos colaterais danosos. Portanto, não devemos usar nada além da oração, da Palavra e do Espírito para conduzir o evangelho ou a vida da igreja. Caso contrário, devemos estar preparados para alguns efeitos colaterais como a dissensão, que danificará a verdadeira unanimidade.

LABUTANDO NA PALAVRA, LABORANDO NA ORAÇÃO E SENDO DILIGENTE AO TRATAR COM O ESPÍRITO SANTO

Pode parecer muito desconfortável tomar o caminho genuíno. Isso requer tempo e paciência, temos de laborar e labutar. Labutemos na Palavra, laboremos em oração e sejamos diligentes ao tratar com o Espírito Santo. Isso vale a pena. Devemos gastar muito tempo para entrar na Palavra; temos que nos tornar saturados, constituídos e até mesmo encharcados com a Palavra santa. Devemos também nos tornar constituídos com nosso contato com o Senhor. Temos de contatá-Lo dia a dia e de hora em hora; então, seremos a pessoa correta. (Elders' Training, Book 7: One Accord for the Lord's Move, p. 28-29) [Treinamento de Presbíteros, Livro 7: A Unanimidade para o Mover do Senhor]
… Estou desafiando você a entrar na Palavra. Tome o único caminho da oração, do Espírito e da Palavra. Não pense em nada mais e não use qualquer artifício. Torne-se constituído, qualificado e equipado. Então, saia em sua oração com o Espírito apresentando a Palavra. (...). Não pense em tomar um caminho que não seja a oração, o Espírito e a Palavra. Qualquer outro caminho causa dissensão e divisão. (Elders' Training, Book 7: One Accord for the Lord's Move, p. 33) [Treinamento de Presbíteros, Livro 7: A Unanimidade para o Mover do Senhor]

Nossa Maneira É Pregar a Pura Palavra de Deus

Outros grupos de cristãos usam maneiras naturais e mundanas para atrair as pessoas. Usam o caminho de ser sociais, de apresentar rock e corais com vestes coloridas. Outros usam esses caminhos para ganhar as pessoas, mas não podemos usar essas maneiras. Quando as pessoas são salvas e vêm para nossas reuniões, elas ouvem a pura palavra de Deus. (The Christian Life, p. 58) [A Vida Cristã]

Usar Artifícios em Nossas Reuniões É Contrário à Maneira do Senhor

O Senhor também vai restaurar a maneira adequada de se reunir. Como vamos determinar se nossa maneira de nos reunir é bíblica? Ao mesmo tempo em que ninguém pode dizer que nossas reuniões não são bíblicas, é difícil dizer qual é a maneira bíblica de se reunir. Publicamos um livro chamado How to Meet [Como se Reunir]. Se ler esse livro, contudo, você ficará intrigado com respeito à maneira adequada de se reunir. Mas realmente sei que ter dança, rock ou drama nas reuniões é errado. Ter solistas é errado. Essas coisas não são apenas erradas, são contrárias à maneira do Senhor. O Senhor ainda está restaurando a maneira adequada de se reunir. (The World Situation and God's Move, p. 38) [A Situação Mundial e o Mover de Deus]

O Uso de Rock Não Corresponde ao Caminho Apertado da Vida Divina

Estamos todos felizes por estarmos na restauração do Senhor e muito apreciamos Sua restauração. Mas deixe-me fazer uma pergunta: Como alguém na restauração do Senhor, você está andando no caminho apertado? Todos devemos ser capazes de dizer que não estamos tomando o caminho do Cristianismo, mas o caminho da restrição. Estamos apertados por todos os lados. Os que estão no Cristianismo podem usar rock ou outros métodos mundanos em seu serviço, mas nós não podemos, porque nosso caminho é apertado. (Life-study of Matthew, p. 298) [Estudo-Vida de Mateus]
… De acordo com a natureza divina dentro de nós, não podemos usar música rock em nossas reuniões. Embora você experimente diversos métodos mundanos, a natureza divina irá discordar de todos eles e irá indicar que você está ultrapassando os limites. Todos aqueles que são o povo do reino, todos os que foram regenerados pelo Pai, têm Sua vida e natureza dentro de si. A vida e a natureza do Pai indicam se estamos ou não no caminho apertado. Vamos todos correr a carreira em conformidade com a natureza do Pai. (Life-study of Matthew, p. 306) [Estudo-Vida de Mateus]

Usar Meios Mundanos É impuro e É Fermento

Queridos santos, isto é um grupo vital. Isso é o que vi do Senhor. Isso é o que espero ver – que todos vocês, os amados que estão na restauração, sejam pessoas desse tipo. Vamos ganhar as pessoas não pelo rock ou por meio de outro método impuro. Vamos ganhá-las falando simplesmente Cristo, falando graça, falando Deus a todos. Num certo sentido, não devemos nos importar se alguém nos entende ou não, ou se apreende o que estamos dizendo. Devemos simplesmente nos importar com o falar, com o fluir de rios de águas vivas todo o tempo. (The Training and Practice of the Vital Groups, pp. 120-121) [O Treinamento e a Prática dos Grupos Vitais]
… Muitas coisas no Cristianismo são fermento. Isso inclui o Natal, a Páscoa, os ídolos, as figuras, as imagens, a música rock, o drama e todo o sistema da ACM. Devemos ser cuidadosos em não tomar nada além de Cristo para o propósito de Deus, porque tudo além Dele é fermento. Oh, o sutil está espreitando ao redor, esperando por sua presa! Podemos facilmente nos tornar sua presa porque em nossa natureza humana está o desejo de tornar fácil para as pessoas experimentar as coisas espirituais. Mas, seja o que for que você usar para ajudar as pessoas a tocar as coisas espirituais, isso é um tipo de fermento. A maneira pura e santificada de pregar o evangelho e trazer as pessoas a Cristo é orar e ministrar a Palavra. Não adote nenhuma outra maneira. Se, após orar e ministrar a Palavra, as pessoas ainda não receberem o evangelho, isso é com o Senhor. Se as pessoas irão ou não receber nossa palavra isso é uma questão da vontade do Pai. Não queremos usar nenhum artifício para ajudar em nossa pregação. Todo artifício é fermento. Não somos para uma obra ou um movimento – somos para o testemunho de Jesus.
... Seja cuidadoso em não tomar nada além de Cristo. Para edificar a igreja e propagar o testemunho do Senhor, a única maneira é orar e ministrar a pura Palavra. Aos olhos de Deus, qualquer artifício – qualquer coisa além de Cristo, da Palavra, da oração e do Espírito – é fermento. Devemos orar até que nossa pregação seja no poder do Espírito, e devemos orar até que o nosso testemunho seja preenchido com as riquezas de Cristo. Isso é a refeição pura como alimento para Deus e para o homem. Isso é o que o Senhor deseja hoje. (Life-study of Matthew, pp. 468-469) [Estudo-Vida de Mateus]

Usar Artifícios Expõe Nossas Carências

… Nas reuniões carismáticas, as pessoas às vezes usam música rock, dramas e todo tipo de representações para atrair as pessoas. Tudo isso é artifício. O uso desses artifícios mostra que estamos carentes do poder do Espírito. Se tivermos o verdadeiro poder do Espírito, não necessitaremos de nenhum artifício. Os primeiros discípulos não usaram nenhum artifício, mas tinham poder (Atos 1:8; 4:33; 6:8, 10). Na ilha de Taiwan, nenhuma obra cristã pode comparar-se ou competir com a obra da restauração do Senhor na pregação do evangelho. Não há utilização de artifícios, mas o poder do Espírito está lá. (Preaching the Gospel on the College Campuses, p. 12) [Pregando o Evangelho nos Campi das Faculdades]
Qualquer proposta de usar artifícios para pregar o evangelho é uma forte prova de que não exercitamos nossa fé. Se eu apenas exercitasse minha mentalidade na liberação das mensagens, meu falar seria pobre. Devo exercitar meu espírito para crer que estou no batismo no Espírito e que o Senhor falará por meu intermédio. Você não precisa de nenhum artifício para pregar o evangelho, mas precisa tratar com seus pecados. Você não precisa jejuar e orar, mas precisa abrir-se ao Senhor e ter uma renovada consagração. (Preaching the Gospel on the College Campuses, p. 12) [Pregando o Evangelho nos Campi das Faculdades]

Usar Meios Mundanos Faz a Igreja Cair no Mundo

“Porém este não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos disse: Nunca mais voltareis por este caminho” (v. 16). O rei multiplicando para si cavalos faria o povo voltar ao Egito. O Egito simboliza o mundo, e os cavalos simbolizam os meios mundanos. Se usarmos meios mundanos ou a maneira mundana, certamente nos tornaremos caídos e voltaremos ao mundo. (Life-study of Deuteronomy, pp. 120-121) [Estudo-Vida de Deuteronômio]

Música para Entretenimento É Idolatria

Aos olhos de Deus, a música e os dramas encontrados em determinados serviços são idolatria (...). Também devemos ser cuidadosos quanto á maneira de usarmos instrumentos musicais nas reuniões. Nosso cantar deveria ser para adoração, não para diversão. Quando cantamos nas reuniões, devemos ter um genuíno espírito de adoração. Se nosso cantar se torna mero entretenimento, isso é idolatria. O cantar nas reuniões da igreja não deve ser uma apresentação, mas deve ser genuína adoração oferecida a Deus. (Life-study of 1 Corinthians, pp. 422-423) [Estudo-Vida de 1 Coríntios]

Introduzir Elementos Contrários à Natureza de Deus, à Obra Redentora de Cristo e à Obra Transformadora do Espírito É Danificar o Edifício de Deus

O versículo 17 do capítulo 3 da epístola Primeira aos Coríntios diz: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado”. Destruir o templo de Deus é arruiná-lo, corrompê-lo, deteriorá-lo ou danificá-lo. Destruir o templo de Deus significa edificar com os materiais inferiores, de madeira, feno e palha, conforme descrito no versículo 12. Isso se refere à tentativa de alguns crentes judeus de edificar a igreja com elementos do Judaísmo, e de alguns crentes gregos, que se empenhavam em trazer elementos filosóficos para a edificação. Tudo isso tendia a corromper, arruinar, deteriorar e danificar o templo de Deus, ou seja, destruí-lo. Usar qualquer ensinamento que seja diferente do ensinamento fundamental dos apóstolos (Atos 2:42), ou quaisquer maneiras ou esforços que sejam contrários à natureza de Deus, à obra redentora de Cristo e à obra transformadora do Espírito é corromper, arruinar, deteriorar, danificar e destruir a igreja de Deus. (Life-study of 1 Corinthians, pp. 287-288) [Estudo-Vida de 1 Coríntios]

Usar Meios Mundanos para Dar “Fruto” Produz “Moabitas” e “Amonitas”

... Todos devemo-nos empenhar para pregar o evangelho, mas devemos considerar o que somos. Se somos feitos à imagem de Deus e se temos o domínio de Deus, certamente traremos outros para a imagem e o domínio de Deus. Todas as igrejas locais precisam de aumento, mas nunca use artifícios, que podem produzir “moabitas” no lugar do fruto apropriado. (Life-study of Genesis, p. 108) [Estudo-Vida de Gênesis] 
… Para darmos fruto, devemos viver por Cristo, viver Cristo, orar e ajudar as pessoas a receberem a viva palavra de Deus, de modo que possam nascer de novo. Essa é a maneira de produzir o fruto adequado para ser o “Isaque” para o cumprimento do propósito de Deus. Mas olhe para a situação de hoje: alguns grupos usam rock, dança, drama, filmes e jogos para satisfazer seu desejo de assegurar o aumento. Aos olhos de Deus, isso é incesto espiritual. (Life-study of Genesis, p. 721) [Estudo-Vida de Gênesis]
As entorpecidas filhas de Ló estavam desejosas de ter descendência, a despeito dos meios empregados (19:31-35). Elas se importavam apenas com o alvo, não com a maneira de atingi-lo. Muitos grupos cristãos são assim. (Life-study of Genesis, p. 722) [Estudo-Vida de Gênesis]
Aqueles que usam rock e outros artifícios na sua pregação do evangelho podem trazer algumas pessoas ao Senhor por esses meios, mas todos esses serão moabitas. (The World Situation and God's Move, p. 37) [A Situação Mundial e o Mover de Deus]

Apenas a Obra que é Baseada na Natureza Divina do Pai, na Obra Redentora do Filho e na Obra Transformadora do Espírito Será Aprovada no Tribunal de Cristo

Watchman Nee viu por meio de 1 Coríntios 3:12-15 que a coisa importante com respeito à nossa obra não é a quantidade, mas a qualidade. O ouro, a prata e as pedras preciosas aprecem sempre em pequena quantidade, mas são de elevada qualidade, ao passo que a madeira, o feno e a palha sempre vêm em elevada quantidade, mas são baixos em qualidade. A madeira, o feno e a palha não podem resistir ao teste do fogo, mas o ouro, a prata e as pedras preciosas podem. Seremos julgados no tribunal de Cristo não de acordo com a quantidade, mas com a qualidade de nossa obra. (Watchman Nee: A Seer of the Divine Revelation in the Present Age, p. 86) [Watchman Nee: Um Visionário da Revelação Divina na Era Atual]
É significativo que Paulo mencione apenas três categorias de materiais preciosos – o ouro, a prata e as pedras preciosas – pois eles correspondem aos Três do Deus Triuno. O ouro refere-se à natureza de Deus Pai; a prata, à obra redentora do Filho; e as pedras preciosas referem-se à obra transformadora do Espírito. Essa é a experiência do Deus Triuno tornando-Se o suprimento para ministrarmos aos santos e o material para a edificação da igreja. Se edificarmos a igreja com esses materiais preciosos, e não com o nosso homem natural ou nossa cultura natural, estaremos atentando para o modo como edificamos sobre Cristo. Então, nossa obra de edificação não destruirá o templo de Deus, e não sofreremos Sua destruição. (Life-study of 1 Corinthians, p. 237) [Estudo-Vida de 1 Coríntios]
… Em vez disso, precisamos tomar Cristo, Aquele que é todo-inclusivo, como o fundamento e edificar sobre Ele, não com nossa natureza, nosso ser, ou nossos feitos, mas com a natureza de Deus, a obra redentora do Filho e a obra transformadora do Espírito de Deus. Se pelo espírito mesclado edificarmos com esses materiais preciosos, estaremos conduzindo uma obra adequada para a restauração do Senhor. Como resultado, quando o Senhor voltar, nossa obra passará pelo teste, e receberemos a recompensa de desfrutar o reino vindouro... (Life-study of 1 Corinthians, p. 254) [Estudo-Vida de 1 Coríntios]
Usar qualquer ensinamento que seja diferente dos ensinamentos fundamentais dos apóstolos (Atos 2:42), ou quaisquer maneiras ou esforços que sejam contrários à natureza de Deus, à obra redentora de Cristo e à obra transformadora do Espírito é corromper, arruinar, deteriorar, danificar e destruir a igreja de Deus. (Life-study of 1 Corinthians, pp. 287-288) [Estudo-Vida de 1 Coríntios]
Somente Por Meio de Viver Cristo Podemos Dar o Fruto que Permanece
Busquemos o Senhor para que contemplemos a única visão relativa à economia de Deus. Seu único desejo é que O tomemos como nossa vida e pessoa e vivamos por Ele. Os ramos dão fruto permanecendo na videira. Da mesma forma, nosso dar fruto é o fluir da vida de nosso interior. Não é uma obra, mas nosso viver. O mesmo é verdadeiro quanto às nossas reuniões e à nossa pregação do evangelho. Nosso evangelho é o Cristo que vivemos. (Life Messages, vol. 1, p. 46) [Mensagens de Vida]
A maneira de pregar o evangelho é andar em Cristo. Essa declaração pode parecer abstrata, porque estamos acostumados a encontrar maneiras, ou planejar atividades, para realizar as coisas. Alguns de nós podem pensar que a maneira de pregar o evangelho é usar instrumentos musicais ou ter um quarteto cantando canções de evangelização. Há também a maneira da eloqüência, com um talentoso orador dando uma mensagem de entretenimento. Inclusive tem sido falado entre nós que o modo de ganhar as pessoas é ir aonde elas estão; tenho ouvido falar de alguns indo aos cinemas, bares e bailes de danças com o propósito de “pescar”. Todas essas propostas são maneiras. Elas são vazias de Cristo...
Pelo fato de vivermos Cristo, Ele é a maneira de pregarmos o evangelho. Não tenha a opinião de que essa é uma maneira lenta para ganhar o aumento. Se apenas um for salvo por ano por cada um de nós, haverá cem por cento de aumento. Além disso, aqueles que forem salvos dessa maneira serão fruto que permanece. Não será assim com aqueles que forem trazidos pelo uso de artifícios; a maioria deles não permanecerá. (Life Messages, vol. 1, pp. 187-188) [Mensagens de Vida]

Um comentário: